top of page
CAPA FORMULÁRIO.jpg

Conheça o Projeto Paralímpicos do Futuro

          A implementação e desenvolvimento do Projeto Paralímpicos do Futuro nos núcleos de iniciação ao Paradesporto será desenvolvido pela Associação Paralímpica do Estado de Goiás - ASPAEGO seguindo as normas da Diretriz, por meio do pleito apresentado, serão implantado, 2 (dois) núcleos, nos municípios de Cidade Ocidental e Goiânia atendendo aproximadamente 150 beneficiados (crianças, adolescentes e jovens e adultos, com deficiencia) voltados ao desenvolvimento do paradesporto no estado de Goiás. Os núcleos do projeto poderão ser implementados em espaços comunitários (públicos ou privados), à definir, adequados às modalidades esportivas. Cada núcleo poderá organizar e definir uma faixa etária de beneficiados, de acordo com os interesses da comunidade local dentre as opções descritas abaixo: a 9 anos; Meta de atendimento: +/- 60 beneficiados por núcleo. Frequência: As aulas acontecerão duas vezes na semana para cada modalidade escolhida. Grade Horária: cada núcleo deverá estruturar uma matriz de atividades (grade horária), de forma sejam atendidos critérios preestabelecidos.

       Quanto aos uniformes, a entidade disponibilizará a parte os uniformes para cada aluno cadastrado no projeto. Objetivos Técnicos de Acordo com a Faixa Etária:

    - 7-13 anos – O Esporte deve possibilitar a aprendizagem de diferentes conhecimentos sobre o movimento, contemplando as três dimensões: Procedimental, conceitual e atitudinal. Nesta abordagem são trabalhados: desenvolvimento psicomotor, consciência corporal, desenvolvimento das atividades cognitivas, formas de expressão, concentração, respeito, disciplina, além de inserir uma consciência de socialização, integração e a cooperação. 

   - 14-17 e 18 - 39 anos - Além de compreenderem todas as habilidades trabalhadas nas faixas etárias mais jovens, são trabalhados valores morais através do esporte. (Vencer, Perder, Persistir, etc.).

             Todas as modalidades oferecidas serão trabalhadas em cada uma das manifestações para que os beneficiados possam vivenciar várias experiências e posteriormente, a partir de suas potencialidades, utilizarem como base aquela mais adequada às suas necessidades. O acesso à prática paradesportiva por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas visa incorporá-la ao modo de vida cotidiano. Proposta de Modalidades Sugestão de atividades: Atletismo Paralímpico, Natação Paralímpica, ParaBadminton, Bocha Paralímpica e Voleibol Sentado. As atividaddes serão desenvolvidas em uma perspectiva formativa e inclusiva, que objetiva a disseminação dos princípios e valores que as fundamentam, buscando a formação esportiva e paradesportiva para a cidadania.

             A capacitação e acompanhamento pedagógico dos núcleos serão realizados pelo quadro de profissionais da ASPAEGO, denominada Equipes Formativas (EFs), cuja função é de promover:  Acompanhamento pedagógico do trabalho desenvolvido nos núcleos;  Assessoria aos professores dos núcleos na construção de suas propostas pedagógicas de forma a atender às Diretrizes do projeto e sua organização de desenvolvimento;  Avaliação e visitas aos núcleos;  Plantão permanente à distância; A capacitação dos recursos humanos envolvidos, que são realizadas nas modalidades presencial e ensino à distância - EaD.

     Essa parceria permite a oferta obrigatória de Capacitação gerencial e capacitação pedagógica para os profissionais que atuarão nos núcleos. Ao final da capacitação, os coordenadores e professores devem reconhecer os princípios centrais do projeto, suas bases de fundamentação teórica e dominar como essas orientam as práticas pedagógicas no atendimento aos beneficiados. Todos os itens previstos no Projeto atenderá de forma qualificada os beneficiados matriculados nos núcleos

bottom of page